Panacea na Revista Locaweb: Como ter um negócio online

Revista Locaweb #56: Como ter um negócio online
Revista Locaweb #56: Como ter um negócio online

Ter uma loja virtual é um desejo de muitas pessoas. Mesmo aquelas que não têm qualquer experiência na área expressam essa vontade.

Erroneamente, muitos acreditam que ter um e-commerce significa ter uma loja que funciona sozinha. Para chegar a esse patamar é necessário um estudo profundo sobre inúmeros fatores que podem (veja bem, eu disse “podem” e não que “vão”) levar a ter sucesso em sua loja virtual.

Algumas das dicas fundamentais de sobrevivência e sucesso de um e-commerce foram apresentadas na Revista Locaweb, publicação sobre tecnologia da Locaweb, uma das principais empresas de hospedagens de sites e serviços de Internet do Brasil. Na reportagem, o diretor da Panacea, Jorge Henrique de Oliveira, foi ouvido como um dos entrevistados. E Jorge Henrique, traz dicas valiosas que vão além daquelas que todo mundo já ouvi falar como, por exemplo, avalie sua concorrência.

Entre os destaques apresentados por Jorge Henrique, está a importância de você entender o valor do seu produto. Isso porque preço não é algo inferido. Na verdade, precisa-se, claro, de pesquisa e também a noção de quanto de valor existe por trás de um produto, que pode ser caro ou não. Se seu produto custa um valor x, é preciso estar atento à maneira como o consumidor pode pagar por esse valor. De nada adianta ter um produto popular se o consumidor tem dificuldades de pagar por ele. Por isso, uma das dicas de Jorge Henrique de Oliveira é de que itens com pagamento mais popular precisam ser estudados para que isso realmente ocorra. Já pensou em ter uma forma mais popular de pagamento (mais que seu concorrente) mas que, na prática, demora para a compra ser realizada ou trava ou ainda não cumpre o prometido?

Revista Locaweb: Jorge de OliveiraÉ de tirar a paciência de qualquer consumidor. Portanto, detalhes como a forma de pagamento são importantes. Outra dica apresentada por Jorge Henrique é que a cobrança do frete deve estar clara para o consumidor e também para você, empresário. Não pode existir achismo nessa hora para que nem você e nem seu cliente sejam lesados. A noção de logística é de extrema relevância porque vai interferir no valor final do produto e, muitas vezes, o valor final é fator decisivo para o consumidor.

Outra informação destacada por Jorge Henrique de Oliveira é a precisão da entrega de seu produto. Se seu preço é competitivo, seu frete é adequado, mas o produto não chega no dia certo, o cliente tende a reclamar e com razão. Então, a entrega, bem como todos os outros fatores comentados por Jorge Henrique na reportagem significam um estudo considerável e contínuo do seu produto, da maneira como você o oferece e como a concorrência também lida com essas questões.

E somente após essa análise mais detalhada é se poderá chegar a conclusões a respeito do seu e-commerce. É preciso se estudar a fundo, algo que vai demandar tempo, experiência e paciência. E você aí achando que sua loja virtual vai funcionar sozinha?

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Jorge Oliveira

Consultor - Panacea

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